terça-feira, janeiro 17, 2006

Os planos de Deus e a pequenez humana

Domingo passado (15/01) estive na classe do Batalha. Ele falou sobre a segunda viagem missionária de Paulo.

Duas coisas me chamaram a atenção: Paulo ser impedido pelo Espírito de Deus e a flexibilização de algumas “crenças”.

Foi muito interessante refletir que, quando nossos planos não saem como queremos, logo colocamos a culpa em satanás, mas não paramos para pensar se os nossos planos são os planos de Deus, e que talvez Ele esteja nos impedindo de fazer algo.

Oramos à Deus para que Ele faça Sua vontade, mas nem sempre estamos prontos a admitir que talvez a nossa vontade, por mais bem intencionada que seja, pode não ser a vontade do Pai.

Atos 16:6-8 PJFA
(6) Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia;
(7) e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.
(8) Então, passando pela Mísia, desceram a Trôade.

Por duas vezes Paulo foi impedido de levar a cabo seus planos, mas atribui isso ao Espírito de Jesus, e não à satanás. Por que o Espírito Santo iria impedir o plano de pregar o evangelho? Por que Deus tinha outros planos. Satanás não teria poder para impedir a disseminação do evangelho. Como vemos em Jó, o diabo só age com a permissão de Deus. Como vemos em várias outras passagens, o diabo não pode tocar aqueles que são de Cristo.

Não vou me aprofundar muito, mas é interessante refletir sobre isso.

Outro assunto abordado foi o da flexibilização. Paulo fala claramente contra a circuncisão, mas não pensa duas vezes ao circuncidar Timóteo:

Atos 16:1,3 PJFA
(1) Chegou também a Derbe e Listra. E eis que estava ali certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego;
(3) Paulo quis que este fosse com ele e, tomando-o, o circuncidou por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.

Paulo faz isso porque sabe que, para ele ou para Timóteo, a circuncisão nada significa. Paulo poderia ter debatido e argumentado, afinal, ele era muito bom nisso, e convencer os demais de circuncisão não significa nada. Mas não era esse o objetivo de Paulo no momento.

Paulo sabia ser flexível:

1 Corintios 9:19-23 PJFA
(19) Pois, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos para ganhar o maior número possível:
(20) Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei;
(21) para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
(22) Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
(23) Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me co-participante.

Pois é, Paulo era cheio do Espírito e sem dúvida era sábio.

O que me preocupa é a aplicação destes princípios nos dias de hoje. Numa igreja como a PIBN, em que temos várias “espécies” de crentes, como agir? Às vezes me parece que nos tempos da bíblia as coisas eram mais fáceis. As igrejas eram mais uniformes. Sei que é apenas aquela velha sensação de que a grama do vizinho é mais verde, mas fico sem saber como agir em determinadas situações.

Lembro-me de várias conversas do tipo “pode / não pode” que o Atos 29 teve. Pode ou pode fazer festa? Se fizer, pode ou pode convidar toda a igreja? Pode ou não pode dançar? Pode música do mundo ou só de plutão? Nessas horas sempre surgia a discussão sobre a carne: pode ou não pode comer? Vale comer escondido?

E acabamos decidindo que, por amor aos irmãos mais fracos, nos faríamos de fracos e... nada de festa.

Mas aí, como ganhar os fortes? Como mudar a cabeça da juventude que tanto anseia por liberdade e, quando frente a frente com a liberdade alcançada em Cristo, se vêem obrigados a abrir mão disso por causa dos mais fracos, que geralmente são os mais velhos. Já não bastasse todo o conflito que existe entre as gerações, ainda criamos mais este impasse. Por causa disso muitos jovens não gostam da igreja e deixam de freqüentar a congregação. Por causa disso muitos se perdem. E onde estão os pastores que deveriam deixar as noventa e nove ovelhas no deserto e buscar aquela que se perdeu?

3 Comments:

At 1:59 PM, Blogger Marcelo Patropi said...

Um comentário sobre o texto: Não quero dizer que todos os jovens são fortes e os velhos são fracos. Estou tratando apenas deste caso específico de legalismo.

 
At 2:04 AM, Blogger Bianca said...

Fala cara casado,
Adorei a visita na sua EBD domingo passado... como eu já te disse: Denso! Foi denso! parecia até Escola Bíblica, hehe

Sobre a vontade ser a de Jesus, mesmo quando não parece provável aos nossos olhos, e o lance das portas se abrindo, se fechando, se abrindo de novo, se fechando againmente rumo à resposta e ao tempo certo de Deus. Achei muito boa a visão que ele apresentou dos planos de Deus estarem altos e os nossos baixos... porque os crentes europeus (rumo tomado depois do impedimento) são responsáveis pela crentisse ocidental até hoje! É coisa de um Deus Soberano e Onisciente!

E sobre a sabedoria de Paulo, não tenho comentários úteis, só acho que ele é um exemplo a ser seguido pelos 'fortes', já que fracos nunca diriam: "tá bom, tá bom, faça o que eu acho que é pecado porque senão eu te escandaliso..."

E sobre o fazer escondido, não é como se fôssemos pecadores também, pois se não fizermos com fé de que é certo, aí é errado, como está escrito em Rm.14. (Que fique claro que eu trato dos temas que não são condenados na bíblia, e sim nos paradigmas!)

E amigo, como você mesmo disse, os jovens perdidos, assim como os crentes esquisitos, precisam conhecer a verdade e a liberdade verdadeiras, assim como você conta no seu testemunho que viu no Atos 29 e no Lael, pessoas normais, à despeito das fraquezas da Instituição! E não perco a esperança de que faremos parte das mudanças que o mesmo Espírito de Jesus fará na sua igreja, na preparação de terreno pra sua volta! Perfeitos mesmo, pastores, jovens, velhos, Mensageiras do Rei e MCA's, só seremos depois da morte da carne... tipo sublimação, sacou? enquanto existir carne, vai ter falha!

Beijão em ti e na costela!

 
At 2:55 AM, Blogger Bianca said...

... Ou não...

 

Postar um comentário

<< Home