terça-feira, janeiro 10, 2006

Pastor não é sacerdote!

Alê, fico devendo a resposta ao vivo, com direito a debate, mas a Djay elegeu a quinta-feira como dia não oficial de ficar doente... :-(

Vamos lá:

A idéia de fazer uma cartilha surgiu quando recebi uma sobre Assédio Moral, elaborada pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Gostei da maneira leve e bem humorada de expor a verdade dura do assédio moral.

O que pretendo fazer é despertar a juventude para problemas que muitas vezes não são percebidos. Sabe aquela sensação de que algo está errado, mas a gente não sabe bem o que é? pois então, vamos tentar dar nomes aos bois.

"Pastor não é sacerdote" significa que eles não são detentores de benções nem sabem melhor que os demais como Deus pensa. Parece óbvio? Também acho, mas já parou para pensar em quantas pessoas tentam agradar o pastor e não o próprio Deus?

Mateus 10:34-37 PJFA
(34) Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.
(35) Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;
(36) e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa.
(37) Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.


Gosto muito desta passagem. O que Jesus pede é que olhemos apenas para Ele. Percebam a força desta passagem. A Lei diz para "Honrar Pai e Mãe". Ok. Nós não vivemos mais sob a Lei. É por isso que Cristo diz que veio trazer a espada, e colocar o filho contra o pai. Não devemos nos apegar a nada deste mundo. Nada mesmo. Nem pai, nem mãe, nem pastor. Nosso Pastor deve ser Jesus, pois somente Ele é sem pecado.

Então devemos transformar a Igreja numa anarquia? Por mais que eu goste da idéia (hehehe) essa não é a solução, nem o propósito (droga, detesto usar palavras da moda).

O que me incomoda é a pretensão dos pastores de serem "especialistas em Deus". Certa vez um pastor me disse que "Assim como Deus abençoa, Ele pode retirar a mão". Isso foi uma ameaça. Uma ameaça porque o pastor não concordou com algo que eu fiz. Algo que só levei ao conhecimento dele por amor à verdade, pois como ele mesmo me disse em outra ocasião: "a verdade liberta". Infelizmente tenho alguns segredos. E infelizmente alguns pastores preferem que seja assim. Faça o que quiser, mas não me conte, e nem para os outros. Um pastor tem todo o direito de pensar como bem entender e de pregar seus ideais. O que ele não pode fazer é dizer como Deus vai agir em relação a alguém. Ou será que ele tem uma linha direta com o Altíssimo? Eu sou cabeça-feita o bastante para saber como me relacionar com Deus. Deus é mais cabeça feita ainda para saber como se relacionar comigo.

Sabe uma coisa que eu odeio? Pais e Mães que põe medo nas crianças para "educá-las". "Se vc andar sozinha o Homem do Saco vai te pegar". "Se vc não dormir o bicho papão vai te comer". Como disse o Tico: depois que o bicho comeu já era. Parece inofensivo usar este tipo de argumento com as crianças, mas todos nós já recebemos emails com estórias de "Serigas com vírus da AIDS", "Roubo de rins" e coisas parecidas. Porque esse lixo se espalha? Porque algumas pessoas são treinadas desde a infância para acreditar em bobagens.

É contra a disseminação dessas bobagens que eu quero lutar. Vamos jogar limpo! Devemos evitar o pecado. Devemos evitá-lo ao máximo! Mas somos pecadores e, cedo ou tarde, pecaremos. Devemos ensinar nossas crianças e jovens como lidar com o pecado, e não ameaça-los com punição divina. Deus é amor, acima de tudo. Seu amor nos constrange. Ensinando isso às crianças, elas evitarão o pecado por amor, não por medo.

Pastores não podem te absolver ou te condenar. Eles simplesmente não têm esse poder. Aliás, me ocorre uma passagem muito interessante:

Lucas 15:4-5 PJFA
(4) Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre?
(5) E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo;


O pastor ameaçou a ovelha que se perdeu? Quis "educá-la"? Repreendeu-a de alguma forma?

(Mateus 12:11 PJFA) E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la?

(João 10:11 PJFA) Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

(João 10:14 PJFA) Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem


Não guardo mágoa. Não mesmo, porque isso não ajuda em nada. Mas aprendo com a experiência. Percebi que talvez eu não conheça meu pastor, ou meu pastor não me conheça.

Percebi que muito pastor tem inveja de sacerdote. Sentem falta do poder de condenar e absolver. Sentem falta da submissão do povo à sua palavra. Se forem longe demais nisso, logo seremos católicos, com nossa própria versão do Papa. Mas isso é pra outro capítulo...

3 Comments:

At 9:02 PM, Anonymous Anônimo said...

Concordo com o que você diz...

Eu acredito que devemos respeitar a experiência e a sabedoria alheia, e estar abertos para ouvir sugestões e críticas. No entanto, ninguém é melhor do que ninguém. Ninguém é mais amado por Deus que os outros. O Espírito que habita em mim é igual ao que habita em todo crente, nem melhor, nem pior. Eu acredito que Deus pode te mostrar uma coisa sobre mim que eu ainda não tenha visto e te usar, mas não que os pastores tenham uma conexão divina especial. A maioria deles julga e ilumina segundo suas idéias e valores, e não ensina a Liberdade que Deus nos dá.

É triste o que fizeram em relação ao seu casamento... e quem dera fosse um caso isolado. Não é?

abraços!

PS: Voltando a fazer propaganda, queria pedir que lesse o texto "the loneliness of the long distance runner" do meu blog e comentasse.

 
At 11:46 AM, Blogger Marcelo Patropi said...

Valeu pelo coment tio Luiz.

Sobre meu casamento, eu não tenho nada a reclamar! Foi exatamente como eu queria.

Minha revolta é com aqueles que ficam em cima do muro. Eu assumo o que faço.

Um grande abraço meu irmão!

 
At 12:55 PM, Blogger Unknown said...

mais eu nao entendi os comentarios em malaquias diz que ha uma diferença entre pastores e sacerdotes e vc diz que pastor nao e sacerdote e no mesmo tempo vc dasfaz essa diferença porque?me responde no meu facebook;linha do tempo de luiz gustavo um abraço na paz do senhor jesus

 

Postar um comentário

<< Home