segunda-feira, agosto 29, 2005

Pedala Pedro!

Amados Irmãos e Irmãs,

Com todo o respeito e admiração que são devidos ao apóstolo Pedro, tenho que dizer que ele é uma figura! Não pude deixar de rir sozinho ao ler o Evangelho de Mateus e notar como Pedro é afobado. Logo me veio a célebre frase: "Pedala Pedro!"


Vejamos o primeiro Pedala:


Mateus 14:26-31 PJFA
(26) Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo.
(27) Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais.
(28) Respondeu-lhe Pedro: Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas.
(29) Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus.
(30) Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me.
(31) Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?


Pena que a Bíblia não tem intonação, e não saberemos como Jesus falou esse "Vem". Ele deve ter dado um sorriso de canto de boca e pensado: "Putz, tinha que ser Pedro! Tá bem, tá bem... vem pra cá." E aí quando Pedro começa a afundar, a vontade de Jesus deve ter sido mandar o primeiro: "PEDALA PEDRO!" :-)))


Mateus 16:21-23 PJFA
(21) Desde então começou Jesus Cristo a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém, que padecesse muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes, e dos escribas, que fosse morto, e que ao terceiro dia ressuscitasse.
(22) E Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá.
(23) Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens.


Aaaaaaaaaí!!! Pô Pedro, podia dormir sem essa! :-) PEDALA PEDRO!


A seguir vem a melhor! Tentem visualizar a cena:


Mateus 17:1-4 PJFA
(1) Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, a Tiago e a João, irmão deste, e os conduziu à parte a um alto monte;
(2) e foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.
(3) E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.


Está lá Jesus, resplandecendo em Sua Glória, aparecem-lhes Moisés e Elias, mostrando todo o poder de Deus. Um momento único, sublime, do qual poucos humanos tiveram o privilégio de participar. E aí...


(4) Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.


Hahahahahahahahah! Fazer cabana? Pra Moisés e Elias? PEDAAAAALA PEDRO!!! Essa foi tão ruim que...


Mateus 17:5 PJFA
(5) Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.


Irmãozinho, o próprio Pai mandou uma nuvem luminosa enquanto Pedro falava! Imagino uma cena tipo Simpsons, Homer seria Pedro. Flanders poderia ser Jesus. Flanders aparece iluminado, Moisés e Elias surgem na Glória de Deus. Homer convida os três pro Bar do Moe. Desce uma nuvem luminosa, de onde surge uma mão, com cinco dedos, que dá um "Pedala Homer!". DUUHHHH.


E ainda tem aquela da Ceia...


Mateus 26:31-34 PJFA
(31) Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis de mim; pois está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.
(32) Todavia, depois que eu ressurgir, irei adiante de vós para a Galiléia.
(33) Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem de ti, eu nunca me escandalizarei.
(34) Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que esta noite, antes que o galo cante três vezes me negarás.


É Pedro... PEDALA!


Meus amados irmãos e irmãs, o objetivo desde texto não é ridicularizar a figura - e que figura! - de Pedro, mas dar-lhe um toque mais humano. Algumas pessoas estão tão preocupadas em seguir as regras e a lei, fazer tudo certinho pra não desagradar a Deus e ao pastor, que esquecem que são humanas. Os evangelhos não contam a história de super-heróis, mas de pessoas como nós, que buscam seguir o Mestre e fazer Sua Vontade, mas que estão sujeitas a falhas.


Pedro pode ter sido afobado e até ter feito papel de bobo. Pedro negou Cristo, apesar de ter sido apressado em dizer que não o faria. E foi sobre Pedro que Jesus edificou a igreja, porque Pedro tinha o coração puro. Jesus nos ama como somos. Ele sabe que erramos, não adianta tentar parecer certinho.


Jesus te ama como você é. Ame-o como Ele é: Senhor e Salvador de nossas vidas.