quinta-feira, agosto 18, 2005

Gays para Jesus

O que dizer sobre isso? Homossexuais evangélicos participando publicamente de um evento religioso...


Deus ama a todos nós, e Cristo morreu por todos.


Como quase psicólogo não considero o homossexualismo uma doença, nem algo que deva ser curado. Também não considero que todos os homossexuais são infelizes ou que homossexualidade é sempre fruto de abuso sexual na infância. Considerar homossexualidade como mera opção sexual é simplificar demais as coisas. A origem de tal prática é controversa, e não acredito que chegaremos a uma conslusão definitiva sobre Natureza ou Ambiente.


Chega de blá blá blá. A questão é: Pode um homossexual ser aceito na igreja de Cristo? Como sempre, devemos buscar o que o Senhor faria em tal situação. Lembremos da mulher adúltera. Jesus não a condena, mas ordena que não peque mais. O que ele faria se um homossexual o procurasse? A Bíblia não mostra diretamente tal situação.


Vejamos o que Paulo diz:


1 Corintos 6:9-10 PJFA
(9) Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,
(10) nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.


Paulo acaba de dizer que os efeminados (ou homossexuais ativos ou passivos, conforme a NVI) não herdarão o reino de Deus. E aí? Lendo a Palavra, esbarrei na seguinte afirmação de nosso Senhor:


(Mateus 12:31 PJFA) Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.


Blasfêmia contra o Espírito, segundo comentário da NVI, seria atribuir a um demônio ou qq outro ser uma ação do Espírito Santo


Então o que Jesus diz é que todo pecado será. Todo pecado. Qualquer um? Acho que sim, pelo menos é o que está escrito. Então um homossexual será pordoado? Creio que sim. Mas não podemos esquecer o seguinte: o pré requisito para o perdão é o arrependimento. Sem arrependimento não há o que ser perdoado.


Acho válida a inclusão de homossexuais na congregassão. Cada caso deve ser analisado pelo pastor e talvez até por assembléia na igreja. Nós recebemos os viciados em drogas e álcool, sabemos que há mentirosos e fofoqueiros em nosso meio, reconhecemos que todos somos pecadores, então por que a discriminação com os homossexuais? Há diferentes graus de pecado?


Alguns irmãos com quem conversei dizem que o homossexual pode conviver como igreja, desde que não tenham relações homossexuais. Concordo em parte, mas não imputo a eles uma carga maior do que a mim mesmo. Eu não consigo combater e resistir a todas as tentações, por que eles deveriam? Homossexuais devem ter o direito de resolver suas questões diretamente com Deus, sem serem julgados pela sociedade. Não temos o direito de julgar. Eu não posso condenar alguém por pecar se eu mesmo sou um pecador.


Devo, no entanto, dizer que não concordo com a demonstração pública, como no caso da Marcha para Jesus, de homossexualidade cristã. O cristão deve saber como usar sua liberdade. Se o homossexual está em Cristo e o Espírito habita nele, deve saber que não pode macular a igreja, que é o corpo de Cristo. Andar abraçado com o namorado durante um ato cristão não edifica a igreja. Paulo é claro:


1 Corintos 10:23-24 PJFA
(23) Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
(24) Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o de outrem.


Podemos fazer qualquer coisas. Podemos até pecar, pois somos humanos. Paulo diz que todas as coisas são lícitas e Jesus diz que todos os pecados serão perdoados. No entanto, o dever cristão é zelar pelo corpo de seu Senhor, que é a igreja.


Homossexuais, eu os receberia sem problema, pois creio que nosso Senhor assim o faria. Não os julgo pois não tenho este direito. Busquemos juntos o crescimento em Cristo, para que Ele cresça é necessário que nós diminuamos.



Veja a matéria:

Mix Brasil - Mundo Mix - Religião